Nova Política praticada pelo Partido NOVO. VAMOS PLANTAR UMA SEMENTE BOA. >> Como as águas do Rio São Francisco, que se renovam nas nascentes da Serra Canastra em MG e desaguam no mar, depois de muitos trabalhos realizados, nasceu o Partido NOVO 30 para irrigar o Brasil de uma Política sadia, construtiva e agregadora. Este Blog, até as eleições será um ponto de discussão dessa Nova Política.
Pesquisar este blog
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
11/12/2007 - 15h07 - Atualizado em 11/12/2007 - 15h31
Engenheiro florestal protege, conserva e recupera florestas
Profissional trabalha para suprir a demanda de madeira sem afetar as florestas. Curso mescla disciplinas de ciências exatas com biológicas.
Fernanda Bassette Do G1, em São Paulo entre em contato
ALTERA OTAMANHO DA LETRA
A-
A+
Estúdio Valério
Engenheiro florestal trabalha na preservação e manutenção de florestas. (Foto: Estúdio Valério)
Saiba mais
» Brasil possui cerca de 13 mil engenheiros florestais
» Para engenheiro, carreira exige disposição e adaptabilidade
» Veja outras carreiras
Um profissional responsável pela conservação, preservação e proteção das áreas florestais do país. É desta maneira que o professor Fábio Poggiani, diretor do curso de engenharia florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), define a função do engenheiro florestal. E esta profissão é o tema do Guia de Carreiras do G1 desta terça-feira (11).
"É o engenheiro florestal que vai atuar diretamente na produção de madeira e outros bens das florestas para gerar produtos para a sociedade de uma maneira geral. Ele vai trabalhar para suprir a demanda de madeira no mercado, por exemplo, sem afetar as florestas, pois ele também vai atuar na sua preservação e recuperação", explicou Poggiani.
Segundo o professor Elias Taylor Severo, coordenador do curso de engenharia florestal da Universidade Estadual Paulista (Unesp), as áreas de atuação são muito extensas, mas podem ser divididas da seguinte maneira:
Área de produção
Estúdio Valério
Vista da produção de papel na International Paper do Brasil (Foto: Estúdio Valério)
Produção de mudas = O engenheiro trabalha da forma mais antiga (que é o plantio com sementes) até com técnicas de clonagem para melhorar as plantas. Quando as mudas estão prontas, elas vão para o campo.
Manejo = a partir daí começa uma nova fase da engenharia, que é o manejo florestal. É fazer com que aquela muda cresça e se desenvolva com as características que o engenheiro planejou.
Avaliação da área = depois da floresta feita, um engenheiro avalia a área para saber quanto aquela madeira vai render. É o chamado inventário florestal.
Corte, colheita e transporte= depois que a árvore atinge a maturidade em florestas produtivas e não-nativas, entra em ação o pessoal do corte/colheita e transporte. Os equipamentos são automatizados e a madeira é encaminhada para a indústria.
Área de conservação
Além da produção de madeira, o engenheiro florestal também trabalha com recuperação de áreas degradadas e conservação ambiental. É esse profissional que recupera a mata à beira de um rio, florestas originais, cria parques e manter o meio ambiente em equilíbrio. O processo de trabalho é o mesmo (mudas, manejo), mas o objetivo é outro.
"O engenheiro florestal é o profissional capacitado para identificar qual a melhor espécie de árvore que deve ser plantada em determinado local", afirmou Severo.
Segundo Poggiani, o Brasil precisa reflorestar suas áreas continuamente. "Já chegamos a importar celulose porque o país não tinha capacidade de produzir o próprio papel. Temos que replantar continuamente porque se dependêssemos das árvores nativas, não teríamos um palito em pé", afirmou o professor.
glbFO({src:"/FlashShow/0,,15771,00.swf",width:"600",height:"400",flashvars:"",wmode:"transparent"})
Engenharia florestal x engenharia ambiental
Eliana Assumpção/Unesp
Alunos do curso de engenharia florestal durante aula prática (Foto: Eliana Assumpção/Unesp)
Segundo os profissionais ouvidos pelo G1, as pessoas tendem a confundir as profissões de engenheiro ambiental e florestal. As duas carreiras, no entanto, são completamente diferentes.
"O engenheiro ambiental atua principalmente na área de saneamento, água, esgoto, resíduos. Ele trabalha com atividades que afetam diretamente o meio ambiente. O engenheiro florestal tem atuação direta no cuidado, manutenção, preservação e recuperação das florestas. São coisas totalmente diferentes", disse Poggiani.
Exatas x biológicas
O curso de engenharia florestal mescla matérias de exatas com disciplinas de biológicas, embora seja mais voltado para a biologia. "O aluno tem que saber matemática, física, estatística, porque ele vai usar essas técnicas para os cálculos que terá de desenvolver", disse o professor Severo, da Unesp.
Poggiani reforça a afirmação: "É engenharia porque o profissional atua em projetos para produção de mudas, plantio, manejo, etc. E também é da área biológica porque tem todo um trabalho voltado para a biologia, botânica, fisiologia das plantas, recuperação de florestas, etc".
Disciplinas
Algumas das disciplinas básicas do curso de engenharia florestal são: ecologia geral, desenho técnico, matemática, biologia celular, morfologia, zoologia, química geral, informática, sociologia, estatística, física, genética, química analítica.
Já as profissionalizantes incluem topografia, fotointerpretação, propriedades da madeira, materiais de construção e sistemas, inventário florestal, manejo de áreas silvestres, parasitologia florestal, planejamento ambiental, política e legislação florestal, industrialização de produtos florestais e utilização da madeira.
initZoom('mudaFonte');
var d = document;
var imgTpl = "/Portal/G1V2/img/";
var cliente = 1;
var grupo = 5604;
var tipo = 2664;
var instancia = 211949;
function CommentsConfig(cliente, grupo, tipo, instancia, dominio) {
var t = '';
this.cliente = cliente;
this.grupo = grupo;
this.tipo = tipo;
this.instancia = instancia;
this.paginacaoQtd = "25";
this.dominio = 'comments.globo.com';
}
function montaUltimos(){
comments.obterUltimosComentarios();
comments.$display('editorSize', 'block', 'corpoMateria', 'block', 'impressaoBottom', 'block', 'boxesMateria', 'block', 'boxBuscaPor', 'block');
if (comments.$('boxHistorico')) {
comments.$display('boxHistorico', 'block');
}
}
function montaPaginado(){
comments.obterComentariosPaginados(1);
comments.$display('editorSize', 'none', 'corpoMateria', 'none', 'impressaoBottom', 'none', 'boxesMateria', 'none', 'boxBuscaPor', 'none');
if (comments.$('boxHistorico')) {
comments.$display('boxHistorico', 'none');
}
window.location.hash = "#";
}
var headLoc = d.getElementsByTagName("head").item(0);
var script = d.createElement('script');
script.setAttribute('type','text/javascript');
script.setAttribute('language','javascript');
script.setAttribute('src','http://comments.globo.com/comments2.js');
headLoc.appendChild(script);
» escreva o seu comentário» leia todos os comentários (5)
Thcaapi - Engenheiro Florestal - Acre12/12/200721h19
A matéria está muito boa, mas não passa a visão integral do Engenheiro Florestal. O trabalho com nativas, com manejo florestal comunitário, com licenciamento ambiental, com fiscalização, entre tantos outros também são atribuições do eng.flor. O campo de trabalho é muito maior do que o apresentado!
JÉSSICA12/12/200701h39
um profissional qualificado e consciênte com desenvolvimento sustentável atrelado a conservação e sociedade, esse é o foco da engenharia florestal UFSCAR sorocaba
Jéssica _Engenharia Florestal UFSCAR12/12/200701h34
Hoje em dia a preocupação com as florestas aumentou exponecialmente,caracterizando não só a obtenção de lucros com floresta exóticas ou nativas mas principalmente a preservação do meio ambiente de uma maneira ger al. Nestas cincunstâncias se encaixa o perfil do engenheiro florestal do século XXI..
» leia todos os comentários (5)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nossos políticos se perderam, usam nossa delegação de poderes, para benefício próprio?
Agora temos algo NOVO na Política.